ISSN: 1984-9222
Acesse sítio eletrônico da Revista Mundos do Trabalho
Acesse as diretrizes para autores
A Revista Mundos do Trabalho, criada em 2009, é um periódico científico semestral do GT Mundos do Trabalho da ANPUH (Associação Nacional de História). Concebida para suprir uma carência identificada pelos pesquisadores da área com relação a uma publicação específica no Brasil, a revista abriu espaço para artigos fundamentados em pesquisas inéditas em história social do trabalho realizadas tanto por pesquisadores em processo de formação quanto por especialistas reconhecidos. No final de 2011 foi avaliada pelo Qualis periódicos da Capes pela primeira vez e recebeu a qualificação B2, como reconhecimento inicial de sua qualidade editorial.
Desde o primeiro número, a Mundos do Trabalho recebeu contribuições de pesquisadores europeus, africanos e latino-americanos e, ao longo dos anos, observou-se uma forte tendência de diversificação regional, que se expressa tanto no esforço editorial de organizar dossiês temáticos a cada número, quanto nas contribuições que têm chegado de todas as regiões do Brasil. Sua crescente visibilidade deve-se, principalmente, à efervescência dos debates atuais no campo da história do trabalho, à qualidade e ao ineditismo dos textos publicados, à seriedade no processo de avaliação cega por pares e, ainda, à boa articulação internacional dos pesquisadores envolvidos no GT Mundos do Trabalho/ANPUH.
Ao longo de sua breve existência, tornou-se evidente o apelo da revista como um instrumento potencializador do diálogo historiográfico, atraindo pesquisadores juniores e seniores vinculados a programas de pós-graduação de todo o país. No mesmo sentido, o crescente número de contribuições qualificadas em idioma espanhol vem posicionando a revista como uma referência importante do campo na América Latina. A revista tem tido papel fundamental na divulgação e intercâmbio da crescente produção da área de história social do trabalho no Brasil, e ampliado seu alcance a cada ano, constituindo-se rapidamente numa referência para historiadores do trabalho brasileiros e estrangeiros.
A grande diversificação regional das contribuições e as significativas submissões de artigos com origem na América Latina confirmam que, graças ao diferencial de sua temática, a Revista Mundos do Trabalho veio suprir uma carência de periódicos que aliem qualidade a uma boa circulação entre os pesquisadores ligados aos estudos dos mundos do trabalho.
Por tudo isso, o periódico vem tendo um papel fundamental na difusão nacional e internacional da pesquisa recente e dos principais debates em curso na área. Sua ampla circulação, garantida por formato online e de acesso livre, a transforma em alavanca desses debates e em fórum privilegiado de um intercâmbio acadêmico que tende a ser cada vez mais internacionalizado.
A Revista Mundos do Trabalho, portanto, consolidou-se como um periódico de referência, divulgando pesquisas inovadoras, renovando o arcabouço teórico-metodológico da área e pautando o debate historiográfico.
Números publicados: