II Seminário Internacional Mundos do Trabalho | VI Jornada Nacional Mundos do Trabalho

mundosdotrabalho_rio

Chamada de Apresentações – Inscrições Encerradas!

Site oficial: http://cpdoc.fgv.br/mundosdotrabalho

Os membros do GT Nacional Mundos do Trabalho (ANPUH) convidam pesquisadores para submeterem propostas de apresentações de trabalhos originais, fundamentados em pesquisas empíricas, debates teóricos e metodológicos e balanços da produção acadêmica que possibilitem o diálogo com interessados em temas semelhantes para as suas VI Jornadas de História de Trabalho, promovidas em conjunto com o II Seminário Internacional Mundos do Trabalho. O evento será realizado entre 27 e 30 de novembro de 2012 nas dependências do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV) no Rio de Janeiro.

O GT Mundos do Trabalho, grupo de trabalho da ANPUH (Associação Nacional de História), tem tido papel fundamental na divulgação e intercâmbio da crescente produção do campo da história social do trabalho no Brasil.Desde sua criação, em 2001, o GT vem promovendo simpósios temáticos no interior dos encontros nacionais da ANPUH, e Jornadas envolvendo pesquisadores ligados ao tema em anos alternados. Em 2010, em conjunto com as V Jornadas de História do Trabalho, ampliamos o escopo do evento, organizando o I Seminário Internacional Mundos do Trabalho.

O objetivo deste encontro é a apresentação e debate de pesquisas de variadas disciplinas acadêmicas sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Pretendemos fomentar a colaboração entre os pesquisadores da área e a discussão da agenda de estudos históricos dos mundos do trabalho,dialogando com o debate internacional contemporâneo. Nosso objetivo é receber textos que discutam os mundos do trabalho em toda sua possível amplitude.

As VI Jornadas de História de Trabalho e o II Seminário Internacional Mundos do Trabalho 2012 terão mesas redondas e sessões coordenadas. As mesas redondas serão compostas de especialistas nacionais einternacionais especialmente convidados para o evento. As sessões coordenadas serão abertas às inscrições:receberemos a candidatura de comunicações individuais e sessões coordenadas completas (com no mínimo 3 e nomáximo 4 participantes). O comitê de seleção das propostas dará preferência às sessões coordenadas completas previamente organizadas. Interessam, particularmente, propostas que valorizem conexões interdisciplinares e interinstitucionais entre diferentes estados, regiões e países.

Datas importantes

Envio de propostas: 01/02/2012 –01/04/2012
Prazo final para respostas e envio de cartas de aceite: 01/07/2012
Prazo final para envio dos textos: 01/09/2012. PRORROGADO PARA 10 DE SETEMBRO.