viiijornadas

HISTÓRIAS DO TRABALHO ESCRAVO, LIBERTO E LIVRE

26 a 28 de outubro de 2015 – UNISINOS – Campus Porto Alegre

As Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul se configuram como um momento de encontro relacionado às pesquisas em História Social do Trabalho. Pretende-se congregar professores e estudantes de graduação e pós-graduação de História, Sociologia, Antropologia, Direito, Educação e áreas afins, favorecendo o intercâmbio entre a Universidade e demais pesquisadores e profissionais da temática do trabalho. Como nas Jornadas anteriores, busca-se discutir as perspectivas historiográficas, os diálogos interdisciplinares, os métodos, as fontes e os acervos de pesquisas relacionadas ao mundo do trabalho.

As VIII Jornadas, intituladas “Histórias do trabalho escravo, liberto e livre”, pretendem abarcar reflexões e debates sobre os mundos do trabalho e as múltiplas experiências e formas de resistência e ação dos(as) trabalhadores(as), do século XVIII ao dias de hoje. Serão aceitos trabalhos que versem sobre instituições, organizações, formações e lutas dos(as) trabalhadores(as), suas relações com o Estado e seus múltiplos espaços de ação; sobre as fronteiras e temporalidades das condições e relações de trabalho; e sobre as articulações entre classe, gênero, raça, etnicidade e/ou nacionalidade no processo ampliado de formação da classe trabalhadora.

A escolha do tema associa-se tanto à consolidação e ao crescente interesse dos(as) pesquisadores(as) pela temática geral do evento, como à necessidade de proporcionar um debate qualificado que dialoga com o recrudescimento das violações aos direitos dos trabalhadores – e, de um modo mais amplo, aos direitos humanos – que marca os dias atuais.

Em parceria com o Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, apoio científico da UFRGS, UFPel e UFSM, e patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, as VIII Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho oferecerão conferência, mesas-redondas, painéis, minicursos e sessões de comunicação coordenadas, contando com a participação de pesquisadores gaúchos e de outras regiões do país.

Mais informações: http://viiijornadasgtmtrs.blogspot.com.br/

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/494733407355886/