III Seminário Internacional Mundos do Trabalho | VII Jornada Nacional de História do Trabalho

PORTUGUÊS|ENGLISH

IIISeminárioMT [novo]

Apoio financeiro: UESB | CAPES | CNPq | RE:WORK

PDF

Chamada de Apresentações

Os membros do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História – ANPUH têm o prazer de convidar todos os pesquisadores interessados em submeter propostas de apresentações de trabalhos originais, fundamentados em pesquisas empíricas, debates teóricos e metodológicos e balanços da produção acadêmica que possibilitem o diálogo com estudiosos preocupados com temas semelhantes para seu III Seminário Internacional Mundos do Trabalho, promovido em conjunto com a VII Jornada Nacional de História de Trabalho. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de novembro de 2014, nas dependências da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador.

 O GT Mundos do Trabalho, grupo de trabalho nacional da ANPUH, tem tido papel fundamental na divulgação e intercâmbio da crescente produção do campo da história social do trabalho no Brasil. Desde sua criação, em 2001, o GT vem promovendo simpósios temáticos no interior de todos os encontros nacionais da ANPUH, e Jornadas envolvendo pesquisadores ligados ao tema em anos alternados. Em 2010, em conjunto com a V Jornada Nacional de História do Trabalho, ampliamos o escopo do evento, organizando o I Seminário Internacional Mundos do Trabalho no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Em 2012, fizemos a VI Jornada Nacional de História do Trabalho e o II Seminário Internacional Mundos do Trabalho no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), na cidade do Rio de Janeiro.

 Como nos eventos anteriores, nosso objetivo é a apresentação e debate de pesquisas de variadas disciplinas acadêmicas sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Pretendemos fomentar a colaboração entre os pesquisadores da área e a discussão da agenda de estudos históricos dos mundos do trabalho, dialogando com o debate internacional contemporâneo. Pretendemos receber textos que discutam os mundos do trabalho em toda a sua possível amplitude.

 A VII Jornada Nacional de História de Trabalho e o III Seminário Internacional Mundos do Trabalho terão mesas redondas e sessões coordenadas. As mesas redondas serão compostas de especialistas nacionais e internacionais especialmente convidados para o evento. As sessões coordenadas serão abertas às inscrições: receberemos a candidatura de comunicações individuais e sessões coordenadas completas (com no mínimo 3 e no máximo 4 participantes). O comitê de seleção das propostas dará preferência às sessões coordenadas completas previamente organizadas. Interessam, particularmente, propostas que valorizem conexões interinstitucionais entre diferentes estados, regiões e países.

Datas importantes

 Envio de propostas: 01/02/2014 – 01/04/2014

 Prazo final para respostas e envio de cartas de aceite: 01/05/2014

 Prazo final para o pagamento da inscrição: 01/06/2014

 Prazo final para envio dos textos: 01/09/2014